Salão decorado para casamento na Celebrar Casa de Eventos

Tendências para casamentos em 2021

Após um ano em que diversos casais tiveram que prorrogar a tão sonhada celebração do casamento, devido aos cancelamentos de eventos provocados pelo coronavírus, para 2021, o setor de eventos se renova. Entre as principais mudanças nas celebrações, estão as mudanças de atitudes e a maneira escolhida para celebrar o casamento. Em 2021, a grande tendência é que os noivos queiram respirar um novo ar e desfrutar ainda mais de todos os momentos da comemoração, em um casamento personalizado, com atenção especial aos detalhes e à experiência a ser vivida.

Confira a seguir, 11 dicas de tendências de casamento para este ano e conheça as apostas mais esperadas pelo setor de casamentos: decorações para uma cenografia ideal, tendências de cores e arranjos florais, casamento ecológico e o clima esperado para as comemorações.

1. Casamentos mais íntimos x luxuosos

Para 2021, o que se espera em relação à organização de casamentos são os extremos: do mini wedding de até 30 pessoas às cerimônias mais elaboradas. No mini wedding, o ambiente costuma ser informal, reunindo familiares e amigos mais próximos e, normalmente, acontecem ao ar livre e contemplam o retorno de tradições, em uma proposta ecológica, mais simples, casual e descontraída. Já nas celebrações maiores, a expectativa dos noivos é justamente o contrário, super dimensionar tudo, da decoração ao entretenimento, com as comemorações podendo inclusive, durar um final de semana inteiro, com a inclusão de atividades que estendam a festa.

2. Casamento ao ar livre, cortinas e iluminação

A celebração do casamento ao ar livre continua em alta, porém bem inovadora, com diversas novidades e alternativas para criar um ambiente envolvente, desde pérgulas cobertas de folhagens, enormes gazebos com telhados de luzes e até mesmo tendas ultra luxuosas, iluminadas por milhões de luzinhas.

3. Casamentos durante a semana

Devido, principalmente, à grande quantidade de casamentos adiados em 2020 por conta da pandemia, para 2021, uma dificuldade esperada por todos será a disponibilidade de datas aos finais de semana. Logo, a tendência entre os noivos será considerar a possibilidade de se casar durante a semana, de segunda a quinta-feira. Mas, acredite, esta opção permite uma série de vantagens, já que a maioria dos locais para celebração e os fornecedores costumam estar mais disponíveis e os custos acabam sendo mais baixos.

4. Fotografia e trilha sonora

Para 2021, as escolhas musicais tendem a contar com uma mistura de elegância e modernidade, com o objetivo principal de atrair todos para a pista de dança. Com isso, até as fotos ficam mais íntimas, com o registro de momentos espontâneos. Ficam para trás as fotos de grupo em escadas e os álbuns tradicionais, que darão lugar a fotos aéreas, selfies e momentos descontraídos.

5. Coquetel: porções individuais e mini bolos

Devido aos novos protocolos de higiene e regras de distanciamento, os casamentos realizados em 2021 serão marcados por uma nova tendência na gastronomia: porções avulsas nas mesas de bufê, com barquinhos e copos no estilo finger foods. E a maior mudança será no até então tradicionalíssimo bolo de casamento, que passará a ser em uma porção única, no formato de mini-bolos.

6. Detalhes personalizados:

A Caixa de Boas-Vindas passa a ser o primeiro contato com os convidados, já na entrada do local, entregue em um kit pessoal de higiene e desinfecção, para que todos se sintam à vontade e protegidos. Outra novidade são os Presentes e Gestos de Gratidão, em reconhecimento aos convidados que, ao sentarem à mesa, receberão um pequeno presente personalizado, um detalhe íntimo, como um lenço com suas iniciais ou um cartão de agradecimento. Trata-se de um ato de gratidão dos noivos com os convidados por, apesar de tudo, estarem presentes na celebração.

7. A decoração das mesas:

Também chamado de Table Styling, é um aspecto do cenário que se refere à escolha dos pratos, talheres, copos e sua harmonização na composição da mesa. A decoração das mesas deve seguir o estilo e as cores do casamento, podendo inclusive quebrar as tradições de toalhas de mesa em marfim e talheres de prata. É possível ousar com cores, metais, cartões de lugar, velas muito finas, toalhas de mesa vichy e cadeiras de rattan.

8. Flores locais, secas e folhagens:

Até então imprescindíveis em uma cerimônia de casamento, os arranjos florais saem de cena para dar lugar ao chamado design floral. É uma tendência para 2021 que traz o estilo jardim natural, selvagem, marcado pela presença de muita folhagem e poucas flores, requintado e vindo de produtores locais. Neste formato, são criados formas e cenários, tudo movido pelas folhagens. E os arranjos florais passam a ser compostos por flores frescas, flores secas e gramíneas, passando a mensagem de algo duradouro.

9. Muito senso de humor:

Após um 2020 desafiador para quem pretendia se casar, 2021 chega com mais leveza e bom humor, com a proposta de transformar o que foi conturbado em uma situação de leveza e brincadeira. Nos casamentos, as medidas de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, deverão ser respeitadas. Logo, para fazer com que a celebração seja o mais leve e segura possível, espera-se muito humor, especialmente ao transmitir estas medidas de segurança de forma divertida. Por exemplo, a mudança do “Save the date”, que poderá passar a ser “Sim, ainda queremos!”, com um rodapé lembrando de manter as mãos desinfectadas.

10. Cores:

A escolha da paleta de cores de um casamento é extremamente importante. Ela define a personalidade que será dada à celebração, podendo transmitir ares mais sóbrios, tradicionais ou mais alegres e modernos. Confira as principais tendências de cores para os casamentos em 2021.

Cores que rompem padrões

A frase “color is the new black” nunca fez tanto sentido para quem busca romper padrões. Diferentes combinações de cores estarão presentes na decoração de mesas, acessórios, flores e artigos de papelaria. Confira a seguir as cinco principais tendências de acordo com cada estação:

  • Verde Sálvia e Terracota: Esta dupla pode ser chamada de par perfeito, pois tem um toque rústico e ao mesmo tempo ultramoderno. Ideal para materiais naturais como chiffon ou linho. Traz um toque country mas requintado, acolhedor e envolvente.
  • Rosa Dusty e Marsala: Tons mais românticos e clássicos, de muito requinte e elegância. Uma combinação perfeita para as estações da primavera, outono e inverno. Transmitem descontração e personalidade com os tons mais escuros de marsala.
  • Azul Dusty: A nuance entre os tons de azul escuro e azul claro, chamado de azul dusty, são forte tendência para 2021. Este tom confere particularidade e requinte à cerimônia e é muito apreciado pelos decoradores de casamento.
  • Amarelo: Seja nos pequenos detalhes ou substituindo a luz solar, o amarelo confere energia, boas vibrações e requinte para os casamentos de noivos mais ousados. É a combinação perfeita para uma paleta neutra ou branca e combinada com velas e linho.
  • Cores Neutras: Marfim, cor pêssego bem claro, rosa pó e bege são cores atemporais e estão novamente entre as tendências de cores para casamentos, especialmente associadas à tendência floral do capim-dos-pampas, folhas de palmeira secas, gramíneas e à tendência rústica e boho chic.

11. Sustentabilidade e upcycling:

Em 2021, tudo fica mais ecológico. Os casamentos sustentáveis, na moda já há alguns anos, passam a ser a preferência entre a maioria dos casais. Neste perfil, são priorizados os produtores locais de alimentos e flores sazonais, artigos de papelaria em papel reciclado e até a lua de mel prioriza a região ou estado do casal.

Já o termo upcycling, se refere ao uso de materiais residuais, que seriam jogados fora e são utilizados na criação de novos objetos, que passam a ter um valor maior do que o material original. Esse será um dos termos principais quando o assunto for casamentos em 2021. Sendo assim, conte com um bom decorador garimpeiro para criar a sua cenografia de casamento quase sem custos e transformá-la em algo único.

Agora que você já conferiu as principais tendências para casamento em 2021, já tem um guia para escolher a decoração e os detalhes do seu casamento dos sonhos e fazer deste dia, um momento inesquecível para a vida toda.

Fonte: www.zankyou.com.br