Renovação de votos: Quando fazer e como funciona?

Há quem diga que para o Amor não há limites! E apesar do casamento ser o ápice da união de casais apaixonados, este momento tão sonhado e desejado, já não se limita mais a ser realizado somente uma única vez na vida do mesmo casal. Isso porque, a Renovação de Votos Matrimoniais tem conquistado cada vez mais espaço e desejo entre os casais que querem reafirmar seu amor, assim como ocorre na celebração do casamento. Trata-se de um momento especial para o casal, uma forma de reviver o casamento e poder reafirmar, normalmente depois de alguns anos de união, que o amor prevalece, fortalecendo o companheirismo e carinho da relação.

Para saber mais sobre como costuma ser realizada a cerimônia de Renovação de Votos, acompanhe a seguir as dicas de quando realizá-la, como ela é organizada e no que se difere da celebração de um casamento.

Renovação de Votos – O que é?

A renovação de votos é uma cerimônia para reafirmar e celebrar o amor e união do casal. Ela pode ser realizada alguns anos após o casamento, para o casal comemorar sua união com uma nova celebração.

Bastante semelhante à celebração do casamento, o evento tem direito à cerimônia, vestido de noiva, aliança, festejos e até chuva de arroz. Mas, nada disso é obrigatório, tudo vai do gosto e preferência do casal. Muitos preferem, por exemplo, apenas uma comemoração, somente para amigos íntimos. Confira a seguir tudo sobre essa celebração e a diferença entre Renovação de Votos e Bodas de Casamento.

Diferença entre Renovação de Votos e Bodas de Casamento

Apesar de muitas semelhanças entre si, existe uma pequena diferença entre as duas celebrações: enquanto as Bodas de Casamento só costumam ser comemoradas se o casal tiver sua união oficializada em uma cerimônia na igreja, com a Renovação de Votos isso não acontece. Na Renovação de Votos, a comemoração é livre: pode ser realizada por casais que não celebraram sua união religiosa e até mesmo por casais que sequer tenham oficializado seu compromisso perante a lei, mas estão há anos ou até mesmo décadas juntos.

Quando fazer a renovação de votos?

Não existe uma regra ou orientação sobre o tempo mínimo de casamento para que a renovação de votos possa ocorrer. O casal pode renovar seus votos de união em uma celebração realizada um ano após o dia do casamento, ou até 20 anos depois, pois independente do tempo, o importante é o sentimento de comemoração por estarem juntos e quererem permanecer juntos.

A maioria dos casais costuma realizar uma cerimônia de renovação de votos a partir de uma década de união, por associar que Dez anos seja um marco importante. Afinal, trata-se de uma década compartilhando a rotina, os desejos, os anseios e as dificuldades. Por esse motivo, a Renovação de Votos matrimoniais é bastante valorizada após uma década de união. Como já citado, o tempo de união é irrelevante para celebrar a renovação dos votos matrimoniais, já que o momento ideal de realizar esta cerimônia é quando o casal sentir esta vontade. Confira agora, como costuma ser realizada a cerimônia de renovação de votos matrimoniais:

Como costuma ser realizada?

Ao contrário de uma cerimônia de casamento, a renovação de votos não possui uma tradição a ser seguida. Como o grande objetivo da celebração é reafirmar o amor do casal após anos de compromisso, a Renovação de Votos pode tanto ser uma simples comemoração da troca dos votos de casamento ou uma grande festa.

A celebração costuma acontece da seguinte maneira:

O casal pode eleger um mestre de cerimônia, que irá guiar a celebração, para o esperado momento da troca de votos;

Então, o casal é convidado a pronunciar as mesmas palavras do dia do casamento ou se preferirem, realizar um novo discurso, destinado um ao outro.

Após, o mestre de cerimônia encerra a celebração e o casal pode seguir para a festa e a comemoração com os amigos e familiares.

Apesar de não haver regras e tudo ser definido conforme preferência do casal, confira a seguir as principais dúvidas que costumam envolver a cerimônia de Renovação de Votos:

1. É necessário ter um juiz de paz ou padre para realizar a cerimônia?

Somente se for de interesse do casal, não é uma regra. Por não ser um ato ligado à religião e às leis (para o caso dos casamentos no civil), não existe necessidade de autoridades, se não for do interesse do casal. É bastante comum que os casais convidem amigos próximos para fazer esta celebração, ou até mesmo os próprios filhos!

2. É preciso usar alianças novas?

Alguns casais aproveitam a troca de votos para também renovar as alianças de casamento, mas também não é uma regra, a escolha cabe ao casal. Eventualmente acontece, após uma década, que as alianças estejam apertadas ou com arranhões. Nestes casos, pode ser o momento apropriado para realizar esta troca, que pode adotar um novo modelo ou uma frase na parte interna do anel, que faça referência aos anos de união, como a data do casamento, junto da renovação de votos, por exemplo.

3. É preciso usar vestido de noiva e paletó?

Em geral, o vestido continua sendo a grande preferência das mulheres. Porém, o branco deixa de ser a primeira opção. Os trajes para a renovação de votos, costumam ser nos tons pastel, que remetem ao romance da data. As rendas e tecidos nobres continuam recorrentes. Já nos casos em que a renovação de votos é realizada na praia, por exemplo, o momento pede roupas claras e leves.

4. É necessário ter padrinhos e madrinhas?

Nas celebrações de renovação de votos não existe a necessidade de convidar padrinhos e madrinhas, já que não é preciso testemunhas, como ocorre no caso do casamento. Mas, incluí-los na celebração é uma forma de mostrar que os padrinhos fazem parte dessa história de amor.

5. A Renovação de Votos pode ser realizada mais de uma vez?

Com certeza! Afinal, como dito no início, não há limites para o amor e nunca é demais celebrá-los. A renovação de votos pode ser comemorada assim como os aniversários, todos os anos.

Apesar desta ser uma prática bastante antiga, fazer uma comemoração para a renovação de votos se popularizou mais recentemente entre os casais, principalmente porque a rotina acelerada, por vezes, impede que aproveitem mais momentos juntos, e valorizem o fato de ter ao seu lado, alguém tão importante. É por isso que eventos como esse são uma ótima oportunidade para declarar o amor e também valorizar a pessoa amada, após tanto tempo juntos.

Conte com a Celebrar Eventos na hora de Renovar os Votos do seu casamento!