Dicas para Planejamento/Organização de uma festa

Existe algum segredo para uma festa ser realizada com sucesso? Se existe alguma resposta para esta pergunta, com certeza, a resposta é organização e planejamento. Para todo e qualquer tipo de festa, estes dois itens são indispensáveis, em todos os sentidos, desde o cardápio até a temática da festa.

Confira a seguir, dicas de planejamento e organização, para sua festa ser perfeita:

Orçamento

Independente de qual seja o evento (casamento, aniversário, formatura, corporativo, etc.) o orçamento é o ponto de partida para a realização da sua festa. É ele quem irá delimitar o planejamento da festa. Portanto, o primeiro passo é definir o valor total que você está disposto a investir na sua festa. O ideal é criar uma planilha e dividir os valores por etapas. Existem diversas planilhas para organização de orçamento disponíveis para download na internet, é super fácil e rápido.

Lista de Convidados

Fazer a lista de convidados é sempre desafiador, por isso vai uma dica: divida os convidados em dois grupos: pessoas que não podem faltar na sua festa e pessoas que você gostaria que fossem. Como os contratempos podem acontecer, é importante considerar manter um percentual de 10% de desistência. 

Convites

Existem três diferentes formas de convidar as pessoas para o seu evento. Pode ser por telefone, isto é, o anfitrião liga para todos os convidados, um por um e faz o convite, indicando hora, data e local. As outras duas formas, são por meio de convite. Podendo ser tanto impresso e entregue pessoalmente, quanto digital, enviado por e-mail ou whatsapp. Os convites são uma parte extremamente importante e devem ser exclusivos, ou seja, com um design criado exclusivamente para a sua festa. 

Sejam os convites impressos ou virtuais, é sempre importante solicitar ao convidado a confirmação de sua presença, seja por meio de ligação, e-mail ou mensagem.

Local, data e horário da festa

Após o orçamento definido e também estabelecido o número dos convidados, é a hora de definir o local da festa. A melhor dica é ser prático, mas ao mesmo tempo criativo. Muitas vezes, a escolha pode ser fácil, por exemplo, se a sua casa comporta de forma confortável o número de convidados que você definiu, o local já está definido, mas, se sua casa ou até mesmo o seu quintal não possuem o espaço necessário, você pode pensar em diminuir a lista de convidados ou então, buscar um novo local.
Para tal, você irá precisar definir se vai realizar uma festa interna ou externa e também precisa pensar na locomoção de seus convidados, além da infraestrutura do local, se é seguro e se possui, por exemplo, o número suficiente de banheiros e também se o local é limpo e possui a estrutura e os equipamentos necessários para a realização de seu evento.
A Celebrar Casa de Eventos pode ajudar você nesta questão. A maior casa de eventos da Serra Gaúcha, conta com duas amplas áreas, a interna e a externa. Além de uma cozinha equipada e um local totalmente estruturado, com banheiros e total higienização, seguindo todos os protocolos.

É importante também que você defina uma data e um horário que sejam bons para todos os seus convidados.

Decoração

A decoração de um evento é, sem dúvidas, a parte do evento que mais pode impressionar seus convidados. A festa pode ser ou não temática, mas isso não impede a decoração de ser extremamente especial. Sua festa deve ser decorada com a sua cara, sua alma deve ser impressa no local do evento. Não existem regras para decoração.

Cardápio

Agora, vamos falar de um item que é considerado por muitos, o mais importante da festa: o cardápio. Para a montagem de um bom cardápio, é sempre bom levar em conta o perfil de seus convidados, por exemplo, se alguém possui alguma restrição alimentar ou algo do tipo. A temática da festa, pode ser uma inspiração para o seu cardápio. Existem inúmeras sugestões de cardápio para incrementar sua festa, mas sem dúvidas, o maior aliado de um bom cardápio, é a qualidade dos ingredientes. Portanto, se possível, não economize nesta questão, selecione apenas produtos de grande qualidade. 

Todos esses, são os detalhes indispensáveis para se ter um bom planejamento para seu evento. Mas não se preocupe, se você achou complicado, a Celebrar pode te ajudar. Possuímos uma ótima estrutura, perfeita para o seu evento, além de profissionais extremamente qualificados para garantir uma excelência em todos os itens acima. Ficou interessado? Entre em contato e agende um orçamento!