Dicas para um casamento ao ar livre

Dicas para um casamento ao ar livre de tirar o fôlego

Após o noivado, é comum os noivos começarem a pesquisar sobre estilos de casamentos para decidirem qual será o escolhido. Um dos grandes favoritos dessa lista é o casamento ao ar livre. Nele, a exuberância da natureza entra em cena e se torna elemento indispensável da cerimônia e da festa. Os noivos podem escolher o pôr do sol, o mar ou as montanhas como testemunhas, promovendo momentos inesquecíveis e cenários cinematográficos. Gostaram? Então confiram algumas dicas de como ele pode ser a escolha perfeita para vocês.

Data

O primeiro passo é escolher a data. Prefira os meses de outono ou primavera, sendo os mais indicados os meses de abril, maio, setembro, outubro e novembro. Mesmo assim, para garantir, providencie no local da festa um espaço coberto, capaz de proteger a todos do sol intenso, da chuva ou de um frio fora de hora.

Local

Para casamentos na praia é necessário contar com uma autorização da prefeitura. Caso prefiram fugir da burocracia e da falta de privacidade, os noivos podem optar por um hotel ou pousada para realização do casamento. Muitos destinos contam com estrutura apropriada para cerimônias desse porte. Casamentos em chácaras, sítios ou fazendas também precisam ser preparados com antecedência.

Seja no campo ou no litoral, procure saber como é o clima no local. Algumas cidades são extremamente quentes mesmo nos meses de outono e primavera, especialmente as do interior. Já no litoral, o vento e a maré podem soprar contra o casamento. Procure saber como esses fenômenos se comportam ao longo do ano na praia escolhida.

Infraestrutura

Verifique se o local escolhido possui toda a infraestrutura necessária para um evento desse porte. Avalie acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, estacionamento amplo, área coberta, quantidade suficiente de sanitários e cozinha equipada. Um espaço para crianças também é bem-vindo.

Horário

Se a escolha é servir um almoço, marque a cerimônia para 10h da manhã. Os casamentos matutinos têm uma aura leve, suave e muito romântica e combinam especialmente com cerimônias mais intimistas, com poucos convidados. Contudo, estejam prevenidos para o calor próprio do horário, a dica é reservar guarda-sóis ou montar tendas de tecido leve para os convidados se acomodarem e se protegerem.

Agora se vocês preferem um casamento mais tarde, opte por realizar a cerimônia por volta das 16h30 ou 17h. Assim, vocês terão o privilégio de dizer o tão esperado “sim” sob a benção do pôr do sol. As fotos certamente ficarão lindas.

Estilo do casamento

Os noivos podem optar por diversos estilos de casamento. Há opções de decoração minimalista, romântico, provençal, simples e até clássica. Opte por aquela que combine mais com vocês e retrate melhor a personalidade dos noivos.

Paleta de cores

Os noivos podem escolher combinações mais vibrantes, como o laranja e o rosa, o azul e o amarelo ou o vermelho. Caso a escolha for por tons mais fortes, use de fundo cores mais neutras como o branco ou o bege, apenas para não sobrecarregar demais a decoração. No caso de desejarem um casamento mais clássico e tradicional, os tons Off White são a escolha certa.

Iluminação

Caso a festa esteja marcada para acontecer entre o período da tarde e da noite, capriche na iluminação. Uma dica é usar varais de lâmpadas que estão em alta na decoração e combinam perfeitamente com a proposta ao ar livre. Chame as árvores para participar da festa e enfeite-as com lanternas ou lâmpadas. A iluminação indireta ajuda a realçar a beleza de canteiros de flores também. Na praia, lanternas na areia completam a decoração com muito charme.