5 dicas de temas para festas temáticas para adultos

Um dos sabores da infância são as festas temáticas. Desde a decoração até as fantasias, elas geram muita alegria para quem participa. É algo que fica na memória. Mas essa é uma experiência que não precisa ficar reservada apenas para as crianças. Adultos também podem fazer. Pode ser uma festa de aniversário ou uma reunião com amigos. As possibilidades são infinitas.

A grande pergunta que fica então é a seguinte: “Qual tema fazer?”. Confira a seguir, 5 dicas para escolher a temática ideal para a sua festa.

1) Décadas passadas (anos 90, 80, 70)

O passado desperta a nossa imaginação de muitas formas. Todos já olhamos para fotos antigas ou assistimos algum filme e ficamos admirados com as roupas, músicas, penteados, carros e decoração. Imaginando como seria interessante ter vivido naquela época ou até mesmo resgatando memórias adormecidas quando se trata de alguma década que fez parte da nossa história.

Máquinas do tempo ainda estão longe de se tornarem realidade, mas nada nos impede de trazermos o passado para o presente. Por isso a primeira dica é uma festa inspirada em uma década passada. Pode optar pela nostalgia, escolhendo a década em que você nasceu, ou usar a imaginação e viver, por um dia, um período que você seja apaixonada pela música e pela estética.

Uma festa disco dos anos 70 para atrair todo mundo para a pista de dança. Se você gostar, pode vir acompanhada de um globo de espelhos. Outra opção, bastante em alta atualmente, é uma festa com pop e rock dos anos 80. Se você quiser algo mais elegante, também pode se inspirar na Era de Ouro de Hollywood, nos anos 50, com os convidados vestidos como grandes atrizes e atores.

2) Filmes e Séries

Outra opção é se inspirar nos seus filmes e séries favoritos. Pode ser uma referência sútil, como uma festa “De Repente 30” para o seu aniversário, em que você pode adaptar para algo que remeta a sua própria história, ou pode fazer uma festa mais diretamente influenciada pelas obras.

Uma festa a céu aberto, em um jardim, baseada em Alice no País das Maravilhas, pode ser algo bastante inesperado. Ou pode ser que você prefira algo baseado em grandes sagas, como Harry Potter, Star Wars, entre outras.

Uma dica essencial para essa temática, válida para qualquer filme ou série em que se inspirar, é criar um ambiente para que os seus convidados possam tirar fotos, como uma recriação do tronos de ferro de Game of Thrones, por exemplo.

3) Feriado fora de época

Feriados são um tema que vem pronto. Decoração, fantasia e até mesmo comidas específicas em alguns casos. Embora sempre seja uma oportunidade aproveitar a data original para fazer uma celebração, também é possível fazer uma festa fora de época inspirada no seu favorito.

Carnaval e Halloween, por exemplo, são uma boa inspiração para aqueles que gostam bastante de brincar com o visual, já que são festas baseadas em fantasias. Um arraial fora de época pode ser sempre bem-vindo também, principalmente porque as brincadeiras já vem prontas. Retirar a decoração de Natal do armário mais cedo também pode ser uma boa pedida. Para os que vivem na Serra, inclusive, pode ser uma boa, para ter um Natal em meio ao inverno, assim como na Europa, por exemplo.

4) Estações

Uma boa opção para aproveitar as épocas do ano é montar uma celebração inspirada pelas estações. Uma grande festa com flores para a Primavera ou algo mais praieiro para o verão. Também é possível aproveitar as frutas da época para montar o cardápio, assim como as cores características. Florais e tons rosados para a Primavera e tons quentes para o Verão. Quem sabe um luau ou um piquenique durante os meses quentes.

Mas até mesmo os períodos mais frios podem ser uma boa inspiração para reuniões mais íntimas, com pessoas mais próximas. Algo mais afastado e com uma lareira ou fogueira. Um cardápio com pratos quentes pode ser uma boa pedida. Servir algo assado em um forno de tijolos ou quem sabe um belo fondue. Tons terrosos para o Outono e tons frios para o Inverno.

5) Baile de Máscaras

Quem prefere uma festa mais sofisticada, mas ao mesmo tempo não quer abrir mão das fantasias pode optar por um baile de máscaras. Essa opção traz uma atmosfera elegante, misteriosa e até mesmo um pouco vintage, por remeter aos teatros antigos e grandes festas da corte.

Cada um dos convidados pode receber a sua máscara junto com o convite ou providenciar a sua própria. Para acompanhar, o figurino deve manter a elegância, mas ao mesmo tempo também pode trazer um pouco de ousadia. Chapéus e leques podem ser uma boa opção de combinação.